segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VACINAÇÃO





Nos dias de hoje existem várias campanhas para que as pessoas tomem suas vacinas seguindo um roteiro pré-estabelecido, dependendo da época do ano e das prováveis doenças que poderão ocorrer, existem na infância vacinas que são obrigatórias e graças a isso muitos males foram erradicados em nosso pais.


Mesmo com a constante conscientização do povo, através de esclarecimentos na imprensa, têm aqueles que ainda se retraem e procuram se esquivar de tomar as vacinas e com esta atitude prejudicam a melhoria geral da saúde de todos. Como exemplo temos a vacinação anti-gripal que é vista por muitos com certo receio e nunca atinge o percentual desejado.

Agora imagine o que era fazer vacinação a mais de quarenta anos atrás, sem as informações de hoje, o povo era arisco para este tipo de coisa e procurava se esquivar de qualquer forma destas medidas que visavam à melhoria da saúde da população, especialmente destes, os menos informados que estavam mais propensos a contraírem doenças, devido ao modo de viver sem saneamento e pouco higiene que era comum naquele tempo.

No interior, as poucas vezes que era feita, a vacinação ocorria normalmente nas escolas e quando era avisada com antecedência dificilmente atingia o número desejado de doses, já que os alunos evitavam ir à escola neste dia. Então acontecia da equipe de vacinadores chegarem de forma inesperada e mesmo assim vi casos de pessoas pulando janelas e sumindo no mato para evitar a tão temida agulhada. Era uma verdadeira caçada para que pelo menos a maioria fosse vacinada, curioso que o valente povo daqueles tempos não tinha medo de enfrentar uma briga de faca, já uma agulhinha...

Sabemos que na história do Brasil houve em certa época no Rio de Janeiro a chamada Revolta da Vacina em que o povo pegou até em armas para que a ordem de vacinação em massa organizada por Osvaldo Cruz não fosse posta em prática.

O lado irônico da história é que erradicamos algumas doenças, mas em contra partida a cada dia surgem novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...