segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ESCOLAS (antigamente era assim)

Quando pequeno fiz meus primeiros estudos em escolas que hoje seriam motivos de riso devido às condições precárias dos locais onde estudávamos, já as professoras mereciam um diploma de mérito pelo ensino que proporcionavam, apesar das dificuldades que tinham que enfrentar, as crianças daquele tempo e naquele lugar do interior.


Quero aqui lembrar que apenas uma professora era responsável pelo ensino de todos os alunos, independente de idade e da série que estudava, todos em uma mesma sala.

Imagine a confusão que esta professora tinha que enfrentar diariamente, atendendo a todos com as diferenças de cada um, na verdade a professora do interior naquele tempo tinha que ser uma pessoa fora de serie pois acumulava várias funções ao mesmo tempo. Vejam: professora, diretora (responsável pela escola), merendeira (quando existia merenda), zeladora e ainda conselheira de alunos e muitas vezes também dos pais.

A primeira escola que freqüentei funcionava no salão da capela com o seguinte detalhe; não possuía paredes, imaginem o frio que passávamos, vento e até mesmo a chuva em alguns dias, levando em conta que muitos não possuíam roupas quentes e calçados eram raros naqueles invernos rigorosos de antigamente.

Devido à falta de paredes e como isso trazia sofrimento principalmente as crianças menores é que a professora mudou a escola para uma pequena casa de propriedade de sua família, só que literalmente fomos parar no meio do mato e embora esta tivesse paredes, não tinha assoalho, era de chão batido.

A terceira escola, embora mais longe, era a que melhor condições apresentava, e isso graças aos donos de uma serraria que a construíram dentro do pátio da mesma.

Agora vejam que convivíamos com o barulho das máquinas sem contar com o perigo da proximidade das toras e das grandes pilhas de madeira ali existentes.

A merenda que seria de obrigação do governo, poucas vezes chegava até nós e muitos tinham nela o reforço da alimentação que faltava em seu pobre lar, a professora inúmeras vezes supria esta falta com seus próprios recursos e com isso corroia o seu já minguado salário, em época de pinhão, abundante no lugar, alguns alunos eram destacados para coletá-los e fazerem a “sapecada” com a qual faríamos a merenda na hora do recreio.

Apesar de todos estes percalços, aprendíamos e crescemos para a enfrentar as dificuldades da vida o que me leva a indagar: o ensino hoje tem tantos problemas como alguns afirmam, o trabalho dos professores é tão estressante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...