quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NEVE


                                           Neve em Palmas Pr (antigamente)

Com o aquecimento que vem ocorrendo já há alguns anos o fenômeno da queda de neve aqui na região de Palmas se tornou raro, mas isso era comum na época de minha infância, difícil era o ano que não acontecia nevascas até algumas de grandes proporções, como aquela de 1965, a maior que presenciei.


No mês de julho daquele ano houve queda de neve que teve a duração de três dias, ora mais forte ora menos sem interrupção acumulando em certos locais mais de 60 cm.

No inicio tudo era festa, principalmente para nós crianças, brincávamos e o frio não era tão forte, mas com o passar do tempo tornou-se preocupante em especial para os adultos que começaram a sentir problemas com a continuação da nevada.

Era difícil devido ao frio ficarmos dentro de casa, daí foi feito uma pequena fogueira dentro de um paiol que tínhamos perto sendo necessário para andarmos entre os dois pontos a retirada de grande camada de neve que se acumulava.

Foram feitos grandes rodos de madeira para retirar a neve de cima do telhado que poderia, devido ao enorme peso, vir abaixo.

Com o acumulo da neve sobre os pinheiros que ali existiam os galhos destes começaram a cair com grandes estrondos como também árvores inteiras tombavam.

Os animais estavam desorientados e berravam com fome por não terem mais acesso ao pasto.

Tenho que salientar ainda que os habitantes eram pessoas humildes e não tinham roupas quentes para agasalhá-las devidamente.

Foi com alivio que após três dias inteiros o sol voltou e ainda assim vários outros dias se passaram até que a neve derretesse completamente.

Presenciei várias outras nevadas, mas não tão grande como aquela.

3 comentários:

  1. Ola realmente ,morei dois 02 aos 15 anos em Palmas e na epoca ,decada de 70, vi muita neve e frio,parecia uma cidade europeia,lembro de ir ao colegio com uma blusa ( coisa dificil de adquirir na época0 ,onde a neve se acumulava,estudei na Escola Padre Ponciano no Lagoao,mas hoje morando em joinville ,sinto falta daqueles tempos , o frio é muito revigorante tambem e conserva melhor tudo.(rss banhos eram aos sabados).
    valmor

    ResponderExcluir
  2. olá pessoal!!!
    moreii em campo grande e agora estou eu palmassss!!
    nunca vi uma cidadee tãoo gelada!!!
    campo grande é superr quenteee
    temperaturaasss baixas la é 8 graosss no maximo!!
    ja aki em palmas pegueii uma geada de -6 graos
    mtu mtu friuuu

    ResponderExcluir
  3. oi,estou morando em Palmas desde que eu naci e ja vi neve, mais agora estou percebendo que esta ficando mais frio que os invernos anteriores aqui no sul do Brasil,e agora acho que tem chanses de Palmas Paraná marcar outro recorde de neve.os invernos e dias estão ficando mais friu e intensamente friu.os meteriologistas disem que vai ser bastantes friu agora nos invernos que vem.2011,2012,2013,2014,2015.....etc;

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...