sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A IGREJA


                                                  Igreja de S. João (N. Sra. de Lourdes)


      Onde morávamos tinha uma pequena igreja de madeira onde eram realizadas as missas, que devido à distância e o pequeno número de padres, ali não eram freqüentes.


Fato um pouco curioso é que o lugar se chamava São João e a igreja era dedicada a N. Sra. De Lourdes, então soava estranho quando era anunciada a missa na Capela N. Sra. De Lourdes de São João, os primeiros moradores não atinaram com o fato.

Com o passar dos anos a igreja além de pequena já se apresentava com vários problemas na estrutura o que fez com que o povo do lugar decidisse pela construção de uma nova igreja.

Esta deveria ter uma aparência mais atualizada e um tamanho maior já que houve crescimento da população o que exigia mais espaço para as cerimônias ali realizadas.

Coube ao meu pai a construção da nova igreja, sendo inclusive o que poderíamos chamar de responsável técnico para a época, engenheiros eram raros e não era exigido o projeto como em nossos dias.

Praticamente papai construiu sozinho a obra, em poucas ocasiões precisou de auxílio de outras pessoas, apenas para levantar peças mais pesadas.

Lembro que eu, pequeno, muitas vezes levava seu almoço para que ele não precisasse ir até em casa distante uns dois quilômetros e com isso descansasse um pouco na hora do almoço.

Levou bastante tempo para que a igreja ficasse concluída, devido até pela falta de dinheiro para a compra do material usado na construção, dinheiro este conseguido por doações e principalmente com o lucro de festas que eram realizadas para este fim.

O término da construção ocorreu lá por 1967, portanto a mais de quarenta anos e esta igreja continua em pé servindo para o fim que foi destinado e pode ser vista nos dias de hoje na localidade de São João hoje Município de Coronel Domingos Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...