terça-feira, 1 de setembro de 2009

ECLIPSE


Um eclipse (do grego έκλειψη, ekleipsi, "desvanecer") é um evento celeste que mais tem atraído a curiosidade humana com respeito a mecânica celeste. Um eclipse é quando um corpo celeste se sobrepõe a outro formando um cone de sombra que no caso risca a superfície terrestre formando uma zona de ocultação. Visto da terra, existem vários tipos de eclipse e o mais comum são os lunares que podem ser parciais ou totais. O eclipse total é quando os cones de sombras da penumbra e numbra terra são projetadas no disco lunar. Quando a Lua é vista da Terra passando na frente do Sol, podem ser do tipo anular ou total.


O texto acima foi retirado da Wilkpédia,bastante explicativo por sinal,hoje toda as pessoas, inclusive crianças sabem o que é o fenômeno que ocorre até com certa freqüencia.

Mas a mais de quarenta anos passados o evento era cercado de grandes mistérios que amedrontavam principalmente nós crianças na época.

Não liamos livros,o preço das pilhas para o rádio nos obrigava a ouvirmos poucos programas e televisão no interior era impensável naquele tempo, portanto as informações e conhecimentos eram transmititos pelos adultos e na maioria das vêzes eram deturpadas e cheias de crendices.

Imagine o medo que senti, quando com a idade de uns quatro anos houve um eclipse total lunar, a noite antes clara pela lua cheia sendo aos poucos tomada pela escuridão e a lua sumindo no ceu.

O que haviam nos dito é que um imenso dragão engoliria a lua, e pior, depois voltaria seus olhos para a terra e faria o mesmo com ela, seria o fim do mundo.

Lembro que chorei de alívio quando a lua foi surgindo novamente, se bem que o medo continuou, não foi desta vêz,mas haveria outras.

O fenômeno é realmente impressionante,como o que tive a oportunidade de presenciar já adulto e com informações corretas do que se tratava.

Quando quinze anos passados ocorreu um eclipse total solar em pleno dia,é claro, o sol tapado completamente, um friozinho caracteristico da noite,as estrelas todas no céu, os animais se recolhendo,inclusive os galos cantando com se fosse madrugada compreendemos a estranhesa e o medo que tomava conta das pessoas antigamente pois o fato é verdadeiramente impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...