quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dinheiro Enterrado



O que pensar de uma pessoa que faz este tipo de coisa, enterrar dinheiro em pequenas bolsas e sacolas no meio do mato, sem nenhum cuidado ou precaução?


Aconteceu aqui na região há poucos dias, um senhor de idade avançada faleceu de um ataque cardíaco, uma semana depois da morte, seus filhos, moradores do interior de um município vizinho ao nosso, foram ao banco onde ele recebia a aposentadoria e aplicava seu dinheiro, para verificar a quantia ali depositada.

Como ele não contava para ninguém quanto recebia e nem quanto gastava, que imaginavam fosse pouco devido à vida simples que levava, não tinham idéia de quanto ele amealhara no decorrer de muitos anos.

Com surpresa ficaram sabendo que há muito tempo, o velho, havia sacado todo o seu dinheiro e a partir dali nunca deixava de levar para casa o valor da aposentadoria que buscava todo o mês.

Como andava sempre com roupas gastas e a comida que comprava eram as mínimas possíveis, o destino do dinheiro teria que ser explicado. A família formada por pessoas simples acostumadas a uma vida humilde nunca haviam se preocupado com seus proventos, achando que estavam depositados no banco e não era problema deles.

Depois de muita conversa e dúvidas, uma filha lembrou que ouvira certa ocasião seu pai falar em “solear” o dinheiro. Solear é um termo usado pelos agricultores para designar o ato de colocar ao sol produtos agrícolas para secagem. Como em algumas ocasiões viram-no se dirigindo a um capão de mato que há ali perto de sua casa, foram até lá e em pouco tempo começaram a encontrar notas de dinheiro, todas de 50 reais, em vários locais, enterradas em pequenas quantias a menos de um palmo de profundidade.

Algumas não puderam ser aproveitadas, mas das salvas, incluindo as que estavam emboloradas, chegou-se a quantia de quase 18 mil reais. As buscas continuam porque, segundo seu filho, fazendo-se as contas deve haver muito mais dinheiro enterrado e o total poderá alcançar até 70 mil.

O que pensar disso, deixo a critério de vocês, meus amigos.



2 comentários:

  1. Acredito que em algumas situações enterrar dinheiro seja inteligente, mas deves embrula-lo em várias sacolas de plasticos, secas, e depositar num buraco bem mais fundo que um palmo. De preferencia não deixar muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou um conto do livro Trapiá de Caio Porfírio Carneiro. hahaha =D

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...