terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O QUE COMER ?




De um certo tempo para cá tenho me preocupado com a alimentação, devido ao crescente aumento de peso que estou adquirindo. Caminhadas, exercícios, infelizmente não me são possíveis, por causa dos problemas de coluna que tenho e que foram responsáveis pelo afastamento do meu trabalho.


A vida sedentária está cobrando seus tributos, ainda estou dentro dos parâmetros prescritos pela medicina, o tal cálculo peso x altura x etc...

Pensando no futuro, comecei a ler artigos relacionados com a alimentação, livros, e assistir programas e reportagens. Cada dia novas descobertas, que na realidade são afirmações de velhos conhecimentos, apenas não tinham o aval da ciência.

Infelizmente, quanto mais a gente procura informação, mais em dúvida fica. Há pouca unanimidade sobre os alimentos, o que para alguns autores faz bem, para outros não. A ordem do dia é discordar. Muitos produtos que no passado eram procurados por serem benéficos à saúde, hoje já não são aconselhados. Outros ao contrário, de vilões, passaram a mocinhos da alimentação.

Penso até que o parecer de alguns pesquisadores, varia conforme o interesse do patrocinador da pesquisa.

Talvez tenhamos que voltar ao passado, quando as pessoas comiam o que estava a sua disposição e viviam mais do que hoje, livres de muitas doenças, que não param de surgir. Quem sabe deixar-nos guiar pelo instinto animal que existe dentro de nós. Perceberam que animais silvestres dificilmente têm morte causada pelo que comem?

Um comentário:

  1. Receio que esta questão do excesso de peso há outra maneira de lidar com o rigoroso controle do equilíbrio entre entradas e saídas, o consumo de calorias. Claro, uma alimentação variada e alguns alimentos naturais deve ser acompanhada de uma vida ativa para falar de saúde.
    Cada um terá de se adaptar estes princípios às suas chances, mas não podemos enganar, estes são os únicos princípios válidos.
    Atenciosamente.
    Javier.

    Me temo que a este asunto del sobrepeso no hay otra forma de hacerle frente que con el control estricto del balance entre entradas y salidas, consumo, de calorías. Por supuesto, una dieta variada y unos alimentos naturales tienen que acompañarse de una vida activa para poder hablar de salud.
    Cada uno tendrá que adaptar estos principios a sus posibilidades pero no nos podemos engañar, estos son los únicos principios válidos.
    Un cordial saludo.
    Javier.

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...