sábado, 5 de dezembro de 2009

VOLTA AO PASSADO














Há poucos dias atrás tive a oportunidade de conhecer o lugar onde nasceu minha mãe, onde estão enterrados meus nonos, que nem cheguei a conhecer. Fiz uma pequena viajem para o Rio Grande do Sul, na região de Vacaria, onde moram vários primos e vive o último dos meus tios do lado materno.


As antigas terras do meu avô que outrora somavam muitos alqueires, hoje estão divididas em muitas colônias, a maioria delas ainda pertencem a membros da família.

Vacaria foi povoada inicialmente por criadores de gado, devido aos seus campos naturais, e os jesuítas que fugindo dos conquistadores espanhóis, juntamente com índios por eles catequizados, ali também se estabeleceram e estão entre os fundadores da povoação.

Conhecida inicialmente por Vacaria dos Pinheirais, graças aos grandes capões de mato, nos quais abundavam os pinheiros (araucárias) entremeados a seus campos.

Nascido em 1888, meu avô foi um dos pioneiros de uma localidade, que já não faz mais parte de Vacaria, o antigo distrito, hoje município de Segredo. Seu túmulo, que tive oportunidade de ver, situa-se no novo município de Campestre da Serra, também desmembrado de Vacaria.

Confesso que fiquei emocionado ao visitar uma capela onde, a pelo menos 65 anos atrás, meu nono construiu o belíssimo altar, entalhado manualmente na madeira, e que está em perfeito estado de conservação.

Antigas videiras, de seu tempo, ainda produzem e tive o prazer de tomar um bom vinho feito de suas uvas. Conheci lugares, palco de histórias que minha falecida mãe contava e que em muitas ela fizera parte.

Visitar lugares onde nossos passados viveram é, sem dúvida, uma forma de homenageá-los.

Um comentário:

  1. Beautiful viagem às origens da família. Partilho a sua excitação e parabéns por poder ainda desfrutar dela. Neste mundo em rápida mudança da paisagem nossos antepassados desaparecer antes que possam ser resgatados para a memória.
    Atenciosamente.
    Javier.

    Hermoso el viaje a los orígenes familiares. Comparto tu emoción y te felicito por poder aún disfrutar de todo ello. En este mundo tan rápidamente cambiante los paisajes de nuestros antepasados desaparecen antes de poder ser rescatados para la memoria.
    Un cordial saludo.
    Javier.

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...