segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UMA MULHER DE FIBRA




Neste dia quero fazer uma homenagem para minha mãe, particularmente acho que todos os que escrevem, um certo dia fizeram ou farão algum texto referente a sua.


Estendo esta homenagem a todas as mulheres e de um modo muito especial a vocês que dão o tempero necessário para o crescimento e o sabor do Recanto.

É um pequeno resumo da vida de minha mãe, neste mês em que fazem 5 anos de sua morte após ter passado por 2 AVCs aos 84 anos de idade.

Nasceu no Rio Grande do Sul em 1920, casou-se aos 21 anos, até então sua vida tinha sido a normal para uma família de descendentes italianos, com vários irmãos, todos morando juntos com os pais. A partir do casamento, com um homem 3 anos mais novo, em plena segunda guerra mundial, começou sua história de guerreira, depois de ter um filho e já esperando outro, seu marido foi chamado para o serviço militar, naquela época em plena guerra ninguém era dispensado.

Durante um ano pouco se viram, seu serviço era prestado bastante longe de onde ela vivia, só não foi para a frente de batalha porque já havia sinais de que a guerra estava prestes a terminar, muito embora seu nome constasse nas listas de embarque.

Saíram do Rio Grande, viveram alguns anos em Santa Catarina, no sul e depois disso foram para o oeste, e finalmente vieram morar aqui no Paraná. Naquela época as estradas eram pouco mais que carreiros e o tempo chuvoso fez com que a mudança, em um pequeno caminhão, demorasse de um ponto ao outro de Santa Catarina mais de uma semana.

Quando finalmente se estabeleceram aqui no Paraná, já com 9 filhos (sou o mais novo) e a vida dava mostras de melhora, meu pai acabou morto em um acidente de trator aos 47 anos, deixando a família nas mãos de mamãe que teve que aguentar as pontas, com todas as dificuldades possíveis de imaginar. Devo colocar aqui que não havia naquele tempo todo o assistencialismo que é oferecido hoje pelo governo, nem mesmo pensão minha mãe ficou recebendo.

Para não me estender muito, quero apenas salientar que ela deu conta do recado, todos os filhos cresceram e cada um tem uma profissão e vivem basicamente bem e o que é importante, dentro da lei.

Minhas sinceras homenagens a muitas mulheres que tem história de luta como teve minha mãe.

2 comentários:

  1. Me sumo a tan hermoso homenaje. Un saludo. Javier.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Fiquei maravailhada com seu blog. Realmente um ponto de história e cultura de nosso Paraná. Parabéns!
    Obrigada pela visita ao meu blog. Sabe que registrando nossa história cultural estamos legando aos que vierem depois de nós uma parcela de conhecimento, a mais, sobre eles mesmos.
    Gostei de suas histórias. Em especial a de sua mãe.
    Te desejo uma semana abençoada.

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...