sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O menino da ladeira




Aproveitando a propaganda que esta sendo feita em cima do lançamento do novo filme velho, O menino da porteira, com o cantor Daniel, quero relembrar certa passagem de minha infância quando morávamos no interior nas proximidades de uma estrada de terra que fazia a ligação com a sede do município.


Perto de nossa casa tinha a ponte sobre o rio São João e para ambos os lados havia aclive na estrada devido, obviamente, ao rio correr na baixada e era comum que caminhões transportadores de madeira serrada quebrassem, ou mesmo iam pro cepo, como dizíamos, na subida que chamávamos de ladeira.

O que era um percalço para os motoristas era para mim motivo de satisfação, pois fugindo a rotina, poderia conversar com pessoas estranhas e mais que isso, aproximar-me dos caminhões com seus mistérios para mim, nos meus seis ou sete anos de idade.

Alegria maior e senso de importância ocorriam quando, em busca de uma peça para substituição da quebrada, o veiculo era deixado sob meus cuidados para que não houvesse roubo ou dano no mesmo. Imaginem quem chegaria a fazer alguma coisa, sendo que o mesmo estava sendo guardado por mim, com todo o tamanho que possuía nesta idade.

Quando do conserto do caminhão e sua seqüente partida, o motorista nunca deixava de dar algumas moedas para pagamento do serviço de guarda que eu tivera.

Parodiando eu poderia ter sido chamado de O menino da ladeira e, como na história, o fim também foi trágico, pois nesta mesma descida meu pai acabou perdendo a vida em um acidente com um trator quando eu ainda não contava com nove anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...