quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TEMPESTADE



O fato ocorreu em 1957, apesar de eu ter nascido alguns poucos anos depois, ainda assim tive oportunidade de ver os estragos causados pelo fenômeno ocorrido naquela sexta-feira 13 (a data coincidentemente com o dia do azar é real).


Tamanha foi a intensidade do acontecimento que grandes pinheiros inclinados ficaram por muitos anos testemunhando a tragédia ali acontecida.

Foi em um fim de tarde quando os funcionários de uma serraria que existia no local denominado Fazenda Fortaleza, já haviam cumprido seu horário de trabalho e deslocavam-se para suas casas que ficavam nas proximidades.

A tempestade veio derrepente e com tamanha violência antes nunca vista por esta região, destruindo tudo o que havia em sua frente; casas, árvores, a própria serraria, que com seu grande locomóvel (gerador de energia) pesando muitas toneladas, foi destruída totalmente.

Tudo o que estava na frente era lançado a grandes distâncias totalmente esfacelados.

O pior da tragédia foi a perda de vidas humanas, num total de 29 pessoas no local e mais uma ali perto, 30 pessoas pereceram neste trágico dia que ficou marcado até os dias de hoje como a maior catástrofe natural de nosso município.

Famílias inteiras morreram, algumas pessoas sobreviveram por puro milagre, o velório das vitimas foi feito em um clube local com todos os caixões postos lado a lado e posteriormente enterrados no mesmo horário.

Fotografias tiradas quando do acontecimento podem ser vista no museu de nossa cidade e ainda aqui residem parentes de algumas vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...