quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Parque da Gruta






Palmas, cidade do interior do Paraná, embora pequena, já conta com 130 anos de emancipação e faz parte da história do estado, nesta região ocorreu a Guerra do Contestado, e do país, haja vista que foi disputada pela Argentina no litígio conhecido como a Questão de Palmas.


Há muita história para ser contada, mas hoje, quero deter-me sobre um acidente geográfico que faz parte do relevo urbano deste município.

Perto do centro da cidade existe um pequeno cânion, em forma de ferradura, com a abertura voltada para o norte, vindo do sul o rio Lajeado penetra no local formando uma queda d’água e em seguida segue seu curso saindo pela abertura natural.

Hoje, devido a obras de paisagismo tornou-se área de lazer, com estrutura para a prática de esportes, ali também foi construída a sede do Grupo de Escoteiros, Lyon e Serra Club.

Mas desde os primórdios, uma pequena gruta, encravada num paredão rochoso, transformou-se em uma capelinha onde foi colocada a imagem de N. S. de Lourdes, que proporciona, através de uma escadaria, a visitação de muitas pessoas que para ali se dirigem a fim de fazerem suas orações.

Aconteceu neste local, no início da povoação, um confronto dramático entre os pioneiros e índios que habitavam os arredores.

Atacados durante a noite, os poucos habitantes da época, estavam levando a pior, quando indígenas, simpatizantes do povoado, vieram em socorro e acabaram encurralando os atacantes, fazendo-os retroceder em direção ao precipício, onde muitos caíram e encontraram a morte.

Nos dias de hoje é um ótimo local de lazer, além de ser uma área verde bem centralizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...