sábado, 21 de novembro de 2009

Eólicas








Uma das melhores descobertas para a produção de energia renovável e que não agride o meio-ambiente, é, sem duvida a gerada pelos ventos.


Depois de muitos estudos e medições, em vários locais do Paraná, descobriu-se que o melhor local para a instalação de geradores eólicos seria os Campos de Palmas, que engloba parte de S. Catarina, devido à brisa constante existente nesta área.

No principio o governo do Paraná, através da Copel e em parceria com uma empresa alemã, que detinha a tecnologia necessária, colocou em funcionamento 5 torres que imediatamente iniciaram a produção energética.

A partir daí, o vizinho estado de S. Catarina adotou a idéia e de imediato implantou mais 28 geradores, praticamente no mesmo lugar, já que a divisa de estados é apenas uma rodovia.

Nos dias de hoje, estão em construção mais 85 torres, de um total de 275, previstas para esta etapa.

Enquanto nossos vizinhos, mostrando grande visão, estão recebendo financiamento de uma empresa argentina, a parte que nos cabe ficou parada com apenas os 5 geradores iniciais.

A explicação para o fato é que nosso ilustre governador não aceita, em hipótese alguma, a participação estrangeira na geração de energia, de qualquer espécie, em nosso estado.

De qualquer forma este governo passara, e o começo está feito, teremos uma fonte de energia limpa, alem de que, a paisagem de nossos campos está mais bela, com as enormes hélices girando continuamente no horizonte.

Um comentário:

  1. Em Espanha também evidências de paisagens em toda faixa de turbinas eólicas. São inventados para o mar e edifícios e, embora nem todos concordam que a sua presença irá enriquecer a paisagem, incluindo as aves, todos aceitá-la como um mal menor. Espero em breve para encontrar um sistema que consegue resolver o problema da geração de energia sem a necessidade de prejudicar a beleza do mundo, ainda temos. Cordiais saudações e felicitações pelo seu excelente blog. Javier.

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...