sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

De Palmas/PR até Paris







Vou falar um pouco sobre Palmas, a cidade mais fria do Paraná para ilustrar o que realmente quero contar.







Vivi em Palmas entre 1948 e 1950, dos 10 aos 12 anos. Ainda hoje sonho com aquela cidade e sempre que me olho no espelho me pergunto: onde foi parar aquele guri de Palmas?



Meu pai, militar, servia no esquadrão da cavalaria da cidade e seu cavalo chamava-se Combate. Morávamos numa chácara, na “argentina” onde minha irmã nasceu. Era alugada e pertencia a um senhor que, se não me engano, chamava-se Bannack (ou Barnack?) e morava no Lagoão. Tinha um grande potreiro e um parreiral que, para mim, era do tamanho de uma quadra.



Fui visinho do senhor Antoninho Luchesi, que também tinha um pequeno parreiral.



Estudei no Colégio Bom Jesus, do frei Rudgero, fui amigo do Celso Vasconcelos, do Getulio, vi o Jeca Tesseroli derrubar um cavalo com um soco, nadei no rio Caldeira, pesquei no rio Chopim... Por onde andará aquele guri de Palmas?







Saudades de pisar na geada, daquela igreja toda de madeira. Todos os telhados eram de madeira! Brincando com as crianças no Toldo dos Índios. Ou na cachoeirinha que havia dentro do terreno do quartel.



Aquele guri que, apesar do imenso parreiral de onde morava, ia roubar uva do seu Antoninho Luchesi. Por que? Porque as uvas do visinho são sempre melhores.



Pensei sobre tudo isso do alto da torre Eiffel em Paris, vendo aquela imensidão de prédios tristes e me confessei: preferia, mil vezes, estar naquela minha Palmas.



Sua opinião:



contatosrcom@gmail.com


Este texto retirei do blog srcom,por achá-lo interessante e por tratar-se de um conterâneo que retrata a minha cidade em tempos passados.














Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelo blog. Sempre com novidades. Quando posso visito e leio. Hoje estou procurando informações sobre o rio Lajeado e o rio Caldeiras. Será que você tem alguma coisa escrita sobre eles? Como eram, onde nascem, etc.?
    Se tiver, por favor, poste aqui e me avise pelo e-mail lucynazaro@yahoo.com.br. Os alunos estão pesquisando, mas não encontram nada e infelizmente eu também não tenho esses dados.
    Agradeço a atenção e desejo uma boa e abençoada semana.

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...