terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O grito do urutau




Para quem nasceu e passou a infância no interior, em lugares ermos, escuros, sem a iluminação das cidades, cheios de crendices e povoados por assombrações, casos misteriosos, contados pelos mais antigos, que, ou haviam testemunhado estes fatos ou foram-lhes contados por pessoas de confiança e juravam ser verdadeiros.


Embora não passasse de folclore, o povo simples acreditava piamente em tais fatos e todos tinham algum caso para contar, alguma passagem estranha para a qual não havia explicação plausível.

Eu pequeno, não fugia a regra, tinha meus medos e minhas crenças. O saci, o neguinho do pastoreio, a caapora, o boitatá, o curupira, o velho do rio, o velho do saco, a velhinha do pesadelo, todos faziam parte do mundo que eu vivia.

De todos o que mais me amedrontava, nas altas horas da noite, era o grito do urutau, espírito que vagava em busca de não sei o que. Só que de sobrenatural nada tem o tímido pássaro chamado urutau, que só conheci depois de adulto. Esta ave alimenta-se principalmente de pequenas mariposas noturnas e durante o dia permanece imóvel junto ao tronco de alguma árvore, é necessária muita atenção para notá-lo, já que sua camuflagem é perfeita, confunde-se com um galho seco ficando praticamente igual aos outros.

Mas que seu grito, principalmente para quem houve pela primeira vez, causa um sobressalto e amedronta isso é verdade.

2 comentários:

  1. Que fotos lindas!!! A do pássaro, então!!!
    Nossa! Sabe que sinto uma certa nostalgia ao lembrar de tantas coisas boas vividas na infância. Não sei se viver no interior ´´e a melhor saudade, mas acredito que sim, a gente levava uma vida simples, mas super feliz!
    Um forte abraço e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi .. Ontem fui à um passeio do colégio.. Aqui em Porto Velho(RO), no meio da trilha, vimos o Urutau!É um pássaro realmente impressionante!E é uma das coisas mais lindas que eu já vi!Ah, e de quebra ainda estava com o filhote!Foi uma "aventura" inesquecível!! Abraços...

    ResponderExcluir

Suas palavras,sejam quais forem,servirão para o enriquecimento deste despretencioso blog.
Obrigado...